Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF: É constitucional lei que proíbe corte de energia durante pandemia

    Para ministros, ausente interferência na atividade-fim das pessoas jurídicas abrangidas pela eficácia da lei, inexiste usurpação de competência da União.

    Publicado por Carlos Ian
    há 3 anos

    A lei do AM que dispõe sobre a proibição às concessionárias de serviços públicos de água e energia de efetuar corte em fornecimento de seus produtos a residências pela falta de pagamento durante a pandemia foi julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

    A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), autora da ação, questiona a referida lei do estado em seu artigo 1º (lei 5.143/20) que trata da proibição do corte do fornecimento de seus serviços por falta de pagamento pelo tempo que durar a pandemia.

    Para a associação, a competência para legislar sobre as consequências financeiras da pandemia em relação a prestação do serviço de energia é privativa da união, decorrente da competência privativa desta para a exploração, diretamente ou por autorização, concessão ou permissão para tal serviço.

    O ministro Marco Aurélio Melo, relator da ação, declarou ser cabível à Advocacia Geral da União a ação para conflitar ato normativo com o texto da Constituição. Para o ministro, o fato da competência ser da união, não impede que sejam criadas novas formas normativas pelos estados para complementar as normas gerais, desde que não as substituam.

    Ainda, o ministro declarou que não há usurpação da competência privativa da União, pois sendo atendido o princípio da razoabilidade, está de acordo com a constituição os estados possuírem legislação que verse sobre a vedação ao corte de fornecimento residencial dos serviços de energia elétrica por conta da crise que se instaurou.

    Os ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia seguiram o relator. O ministro Alexandre de Morais seguiu o entendimento do relator com ressalva sobre a possibilidade da AGU se pronunciar contrária à constitucionalidade de normas questionadas em controle concentrado. Os ministros Nunes Marques, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski acompanharam o entendimento do relator com a ressalva do ministro Alexandre de Morais.

    O ministro Dias Toffolli divergiu do voto do relator sobre a competência privativa da União para legislar sobre o assunto, para ele "Existe farta normatização federal acerca da continuidade do fornecimento de energia elétrica durante a pandemia. As leis estaduais questionadas trazem vedação muito mais abrangente e, por isso, colidente com a regulação do tema no âmbito federal, em matéria que sequer está incluída no âmbito da competência legislativa concorrente dos Estados.". Para ele, por ser muito abrangente, a lei estadual vai de encontro à legislação Federal sobre o assunto, conflitando com esta e portanto não podendo superá-la.

    Diante seu entendimento, entendeu como inconstitucional os artigos 1º da lei 5.143/20 e 2º,§ 1º da lei 5.145/20 do Estado do Amazonas, sendo seguida a divergência pelo ministro Luiz Fux.

    Voto do Relador, Ministro Marco Aurélio.

    Voto divergente do Ministro Dias Toffoli.

    ADIn 6.588



    • Publicações3
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações180
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-e-constitucional-lei-que-proibe-corte-de-energia-durante-pandemia/1221423521

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT: XXXXX-74.2020.8.11.0002 MT

    Juri Descomplica, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    Corte de Luz, Água, Telefone e TV, é permitido por falta de pagamento?

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3327 ES

    Priscylla Souza, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Decreto do Governo define as atividades essenciais

    Willams Melo , Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Proibição do corte da energia elétrica dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)